Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de julho de 2010

SAÚDE DA FAMÍLIA GANHA REFORÇO COM PROGRAMA PIONEIRO DE ATENÇÃO BÁSICA

As equipes do NASF e NAPI atuarão nos distritos sanitários I e II, reforçando atendimento na rede municipal e encaminhando os usuários para os serviços especializados

Por Mhatteus Sampaio


Os usuários do Distrito Sanitário I contam, a partir desta segunda-feira (7), com uma nova modalidade de serviço voltado para a Atenção Básica do município: o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O lançamento do serviço, pioneiro na capital pernambucana, foi feito pelo secretário de Saúde, Gustavo Couto, na PSF São José do Coque, na Ilha de Joana Bezerra.

Melhoria no atendimento de saúde pública para a população, aumentar ainda mais a resolutividade da Atenção Básica na rede municipal, qualificação do PSF, são alguns dos princípios que norteiam a atuação das duas equipes do NASF, que trabalharão juntamente com a equipe de Saúde da Família, reforçando o cuidado com os usuários da rede municipal e fazendo os encaminhamentos para os serviços especializados.

O trabalho desse grupo, que ficará sediado no PSF São José do Coque, será identificar, no território, as necessidades dos pacientes, auxiliando com a assistência integral à saúde, por meio de um atendimento humanizado. Duas equipes multiprofissionais trabalharão de acordo com as especificidades do território e da rede de saúde: Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo; Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, médicos Ginecologista, Homeopata, Acupunturista, Pediatra e Psiquiatra.

“A proposta de trabalho e ação, aproximação das equipes, fará com que tenhamos respostas imediatas relacionadas à resolutividade do serviço. Esta é mais uma estratégia da Prefeitura do Recife com o propósito de qualificar e fortalecer a rede municipal, com uma clínica mais forte, articulada, a partir dos núcleos de apoio ao Saúde da Família. Precisamos adotar mais iniciativas como esta para podermos instrumentalizar o serviço, contemplar cada vez mais os usuários da rede. É uma satisfação fazer o lançamento desse núcleo nesta comunidade, trazendo profissionais qualificados e comprometidos com o acolhimento e preocupados com o bem-estar da população”, avaliou Bernadete Perez, diretora de Atenção à Saúde do Recife.

Práticas Integrativas – Ainda nesta segunda-feira, foi lançado na Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath, no bairro do Torreão, Zona Norte do Recife, o Núcleo de Apoio a Práticas Integrativas (NAPI), que também contará com duas equipes que atuarão de forma semelhante à do NASF, mas com ênfase nas práticas integrativas e complementares, a partir da oferta ampliada de atividades coletivas e individuais, que visam a promover o bem-estar, a partir da melhoria da qualidade de vida da população.

A equipe do NAPI contará com médicos Homeopata, Acupunturista, Nutricionista, Farmacêutico, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, que atuarão em práticas integrativas como Tai Chi Chuan, Liang Gong, Yoga (técnicas de exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação), Bioenergética, Massoterapia, Acupuntura, Homeopatia, Medicina e Terapia Ayurvedica, Alimentação Saudável, Fitoterapia e Percussão e dança.


Veja na íntegra: http://www.recife.pe.gov.br

Nenhum comentário: